"GIGANTES DO BRASIL" - Veja o trailer e LOGO ABAIXO, assista o FILME COMPLETO

Lindo documentário romanceado, conta o início do Brasil na Era Industrial com as histórias de Farquhar, Guinle, Matarazzo e Martinelli. Muito bem composto e explicativo a cada etapa da história de nosso País representado por estes quatro Gigantes do Brasil. Excelente aula, sem cansar, vale a pena assistir...

Veja aqui o TRAILER DESTE DOCUMENTÁRIO, e depois assista o FILME COMPLETO em Português, no final deste artigo.

TRAILER:




QUEM FORAM OS GIGANTES DO BRASIL ?


Francesco Antonio Maria Matarazzo Nasceu em Castellabate, na Itália, em 9 de março de 1854, foi um agricultor italiano que, em 1881, emigrou para o Império do Brasil (1822-1889), tornando-se, neste país, mascate e, posteriormente, empresário. Faleceu em  São Paulo, em 10 de dezembro de 1937Matarazzo morreu na condição de homem mais rico do país, com uma fortuna de 10 bilhões de Dólares americanos, sendo o criador do maior complexo industrial da América Latina do início do século XX. A riqueza produzida por suas indústrias ultrapassava o PIB de qualquer estado brasileiro, exceto São Paulo.
(cena da Gravação do Documentário "Gigantes do Brasil")


Percival Farquhar nasceu em York, na Pensilvânia, EUA, em 19 de outubro de 1864, filho de Arthur Briggs Farquhar, um bem-sucedido industrial norte-americano. Cursou o York Collegiate Institute, ingressando mais tarde na Universidade de Yale, pela qual se formou em engenharia em 1884.  Iniciou suas atividades empresariais no Brasil em 1904, fundou a Rio de Janeiro Light & Power. Farquhar fundou a Companhia Brasileira de Mineração, na qual detinha 47% das ações. Em 1942 o governo fundou a Companhia Vale do Rio Doce e comprou todos os direitos e propriedades da Itabira. A última iniciativa de Farquhar no Brasil foi a criação, no período compreendido entre 1946 e 1950, da Companhia Aços Especiais Itabira (Acesita), cujo controle passou ao Banco do Brasil.
                               (cena da Gravação do Documentário "Gigantes do Brasil")


Guilherme Guinle graduou-se em engenharia civil pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro, em 1905. Fixou-se então na Bahia, onde se envolveu na construção de usinas hidrelétricas. De volta ao Rio de Janeiro, fundou o Banco Boavista. Em 1918, Guinle se tornou presidente da Companhia Docas de Santos. Dedicado à filantropia, Guilherme Guinle fundou, em 1923, a Fundação Gaffrée Guinle, a fim de prestar assistência médica à população carente carioca. Em 1929, ele cofundou o Hospital Gaffrée e Guinle, hoje o hospital universitário da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Em 1940, Getúlio Vargas nomeou-o presidente da Comissão Executiva do Plano Siderúrgico Nacional. Obtido o financiamento do Ex-Im Bank, no ano seguinte, criou-se a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), construída em Volta Redonda. Guinle foi presidente da CSN até 1945. Após a queda de Vargas, ele ocupou por alguns dias a presidência do Banco do Brasil.
                             (cena da Gravação do Documentário "Gigantes do Brasil")


Giuseppe Martinelli, nasceu em Lucca, na Itália, em  23 de julho de 1870 e faleceu em 27 de novembro de 1946,  foi um empresário ítalo-brasileiro que Imigrou para o Brasil em 1893, desembarcando no Porto de Santos e seguindo para São Paulo, onde se estabeleceu como açougueiro. Durante a Primeira Guerra Mundial percebeu a necessidade de transporte de produtos agrícolas entre o Brasil e a Europa e para isso montou uma empresa de navegação, o Lloyde Nacional. Em 1922 a empresa já possuía 22 naviosDepois investiu na construção civil, ficando famosa a construção do Edifício Martinelli, iniciada em 1922, em São Paulo, que, com 30 andares, foi por muitos anos o mais alto edifício da América Latina.
(cena da Gravação do Documentário "Gigantes do Brasil"


ASSISTA AGORA, LOGO ABAIXO,  O FILME COMPLETO em Português, o Documentário:  "GIGANTES DO BRASIL" que foi exibido pelo Canal History, da TV a Cabo no início de 2016.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco

AINDA DÁ TEMPO DE PEGAR AS OFERTAS

Digite seu e-mail e receba aviso de novas artes, vídeos e dicas